Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54066

Compartilhe esta página

Título: Cultura visual, ensino da arte e cotidiano: hibridismos e paradoxos
Autor(es): MEIRA, Mirela Ribeiro
SILVA, Ursula Rosa da
Palavras-chave: cultura visual; ensino de arte; estética do cotidiano
Data do documento: Jun-2014
Citação: MEIRA, Mirela Ribeiro; SILVA, Ursula Rosa da. Cultura visual, ensino da arte e cotidiano: hibridismos e paradoxos. Visualidades, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 37-57, 25 jun. 2014. Universidade Federal de Goiás. http://dx.doi.org/10.5216/vis.v11i2.30684.
Abstract: O ensino da arte nas escolas enfrenta uma provocação instigante, para o professor, a saber: como trabalhar as questões e as imagens do cotidiano. A Cultura Visual pode, no campo da arte, apontar para uma aproximação entre a vida, com seus paradoxos, o cotidiano, com seus hibridismos, e a escola, com seus desafios. No encaminhamento de uma reflexão para as possibilidades deste ensino, trazemos a contribuição de autores como Merleau-Ponty, Nicolas Bourriaud, Michel Maffesoli, e ainda, Edgar Morin, que baliza a necessidade de um pensamento complexo para pensar uma realidade complexa, de entrecruzamento de fronteiras, hibridismos, incertezas e contradições que, por isto mesmo, permite diálogos fecundos entre a Arte, a Educação e a Cultura
Descrição: Todas as notas de rodapé estão incluídas no final do texto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54066
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEIRA. Cultura visual, ensino. p. 37-57.pdf
  Acesso restrito
162,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.