Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54066
Compartilhe esta página
Título: | Cultura visual, ensino da arte e cotidiano: hibridismos e paradoxos |
Autor(es): | MEIRA, Mirela Ribeiro SILVA, Ursula Rosa da |
Palavras-chave: | cultura visual; ensino de arte; estética do cotidiano |
Data do documento: | Jun-2014 |
Citação: | MEIRA, Mirela Ribeiro; SILVA, Ursula Rosa da. Cultura visual, ensino da arte e cotidiano: hibridismos e paradoxos. Visualidades, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 37-57, 25 jun. 2014. Universidade Federal de Goiás. http://dx.doi.org/10.5216/vis.v11i2.30684. |
Abstract: | O ensino da arte nas escolas enfrenta uma provocação instigante, para o professor, a saber: como trabalhar as questões e as imagens do cotidiano. A Cultura Visual pode, no campo da arte, apontar para uma aproximação entre a vida, com seus paradoxos, o cotidiano, com seus hibridismos, e a escola, com seus desafios. No encaminhamento de uma reflexão para as possibilidades deste ensino, trazemos a contribuição de autores como Merleau-Ponty, Nicolas Bourriaud, Michel Maffesoli, e ainda, Edgar Morin, que baliza a necessidade de um pensamento complexo para pensar uma realidade complexa, de entrecruzamento de fronteiras, hibridismos, incertezas e contradições que, por isto mesmo, permite diálogos fecundos entre a Arte, a Educação e a Cultura |
Descrição: | Todas as notas de rodapé estão incluídas no final do texto |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54066 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MEIRA. Cultura visual, ensino. p. 37-57.pdf Acesso restrito | 162,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.